EAD- Educação a distância
Historia:
As experiências brasileiras, governamentais e privadas, foram muitas e representaram, nas últimas décadas, a mobilização de grandes contingentes de recursos. Os resultados do passado não foram suficientes para gerar um processo de aceitação governamental e social da modalidade de educação a distância no país. Porém, a realidade brasileira já mudou e o governo brasileiro criou leis e estabeleceu normas para a modalidade de educação a distância no país[6] .
A Suécia registrou sua primeira experiência em 1833, com um curso de contabilidade. Na mesma época, fundou-se na Alemanha em 1856 o primeiro instituto de ensino de línguas por correspondência.
PORTARIA NORMATIVA N o 2, DE 10 DE JANEIRO DE 2007
Dispõe sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância.
regulamentado através do Decreto nº 5.622/2005
"Art. 5o Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional."
"Parágrafo único. A emissão e registro de diplomas de cursos e programas a distância deverão ser realizados conforme legislação educacional pertinente."
http://www.cpdee.ufmg.br/~renato/ProjetodeEnsino/PE97b-CursodeLinguagemC/ArtigoBaseadoNoCursoDeCenanpad1998-ai-16.pdf
5. Conclusão
As experiências com EAD através da Internet são recentes.
O desenvolvimento das tecnologias de informação propiciou o desenvolvimento de novas alternativas de ensino à distância (EAD), que vêm sendo pesquisadas e praticadas em universidades e empresas.
Comunidades virtuais promove - diminuição da interação física entre alunos e os professores, eliminando necessidade de deslocamento, baixando custos e