EDUCAÇÃO RESPOSTA À SOCIEDADE
O objetivo deste texto é refletir sobre as mudanças no processo educativo histórico. Como tem acontecido e quais os resultados alcançados até aqui, esclarecer qual a função social da escola, qual a função do professor no processo ensino-aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.
Quando falamos em mudanças no processo educativo incluímos: família, escola, professor/educador, aluno-aprendizagem e temos que considerar ambos dentro de uma sociedade complexa e profundamente transformada em níveis: geográfico, social, politico, econômico e cultural desde a idade media.
A escola como um dos principais equipamentos sociais tem sido desafiada cotidianamente em articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social e cultural do aluno. A escola, a família e a igreja são apresentadas na historia da educação como berços de reprodução social das classes, ou seja, são instituições onde se elabora o conhecimento e os valores sociais dos sujeitos mais que isso, esse conjunto possui ferramentas capaz de preparar os indivíduos para a vida em sociedade, Dá-se nessa perspectiva a importância do trabalho com grupos de famílias no contexto escolar a fim de fortalecer e encaminhar para a sociedade não somente as crianças e adolescentes, com também os pais.
O texto de Rubem Alves, nos mostra que o trabalho de um professor é semelhante; Complexo, exigindo assim; dedicação, domínio e conhecimento de tudo que por ele é transmitido. O bom professor é aquele que ensina o que sabe.
E esse exemplo comparado pelo o autor ao trabalho de uma aranha é sem dúvida, vivenciado por muitos no processo educativo. E, quando a sociedade consegue visualizar esses valores detecta que tais presenças são ferramentas indispensáveis para transformação dos indivíduos. Uma aranha quando define onde