Classificação Biológica
REPRESENTANTE: E. coli
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
DOMÍNIO: Bactéria
FILO: Proteobacteria
CLASSE: Gammaproteobacteria
ORDEM: Enterobacteriales
FAMÍLIA: Enterobacteriaceae
GÊNERO: Escherichia
ESPÉCIE: E. coli
NOME BINOMIAL: Escherichia coli (T. Escherich, 1885)
FORMA DE VIDA: A E. coli assume a forma de um bacilo (bastonete). São aeróbias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula.
ASPECTOS BIOLÓGICOS: A E. coli é um dos poucos seres vivos capazes de produzir todos os componentes de que são feitos, a partir de compostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açúcares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumo de leite e seus derivados. Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos, aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessiva provocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.
FORMA DE NUTRIÇÃO: Possuem exigências nutricionais simples, fermentam glicose e produzem ácido a partir dessa reação.
ASPECTOS RELACIONADOS ÀS DOENÇAS:
A E.coli está entre as principais causas de:
Toxinfecção alimentar é uma causa importante de Gastroenterites.
Infecção do tracto urinário (ITU): é a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condição em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascensão do organismo do intestino pelo ânus até ao orifício urinário e invasão da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo