educação musical
BIOGRAFIA E METODOLOGIA DO EDUCADOR MUSICAL “ZÓLTAN KODÁLY”
ALINE S. MEDEIROS ERCILENE F. COSTA FABIANA G. SARAGOÇA LAÉRCIO
São Paulo – SP
2014
“Nossa época de mecanização conduz por uma estrada que, no final, verá o próprio homem transformado em máquina; somente o espírito do canto pode nos salvar deste destino”. Zóltan Kodály
KODÁLY, ZÓLTAN (1881-1955)
Vida. Compositor e musicólogo húngaro, Zóltan Kodály nasceu em Kecskemét a 16 de dezembro de 1882 e morreu em Budapest a 06 de março de 1967. Em 1900 passou a residir em Budapest, onde cursou a academia de música e a universidade. Nesta última especializou-se em filologia, o que mais tarde veio a se refletir nos textos de suas obras corais – as mais importantes que escreveu. Desenvolveu seu trabalho em um período no qual a cultura de seu povo estava perdendo lugar para a cultura dos turcos que ocuparam o país. Engajado na missão de resgatar e preservar a cultura musical húngara, Kodály passou a pesquisar o repertório que constituía o folclore de seu país. Seu projeto de educação musical está intimamente ligado a preservação do folclore musical húngaro por meio da transmissão do repertório folclórico às novas gerações. O local propício para a difusão desses bens culturais musicais foi a escola, onde seu método foi aplicado em larga escala. As músicas do folclore húngaro foram preservadas nas zonas rurais da Hungria, preservadas pela tradição oral, e caracterizam-se, em sua maioria, pelo uso de escalas pentatônicas e pela ligação com danças e festejos.
Princípios pedagógicos
Todas as pessoas que são capazes de dominar um idioma são capazes de dominar a linguagem musical. A leitura musical pode ser aprendida e ensinada, como qualquer habilidade.
O canto é a base da musicalidade. Para as crianças, cantar é uma atividade tão