educação integral em construção
MONITORAMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO
INTEGRAL EM CONSTRUÇÃO
Érica do Nascimento Azevedo*
Universidade Federal de Sergipe ericanazevedo@hotmail.com RESUMO:
Apresenta os resultados finais do Plano de Trabalho “O Programa Mais Educação no
Município de Itabaiana-SE”, integrante da Pesquisa “Monitoramento do Processo de
Implementação do Programa Mais Educação no Município de Itabaiana-SE”. O referencial teórico sobre a educação integral subsidiou a compreensão de que a educação integral ainda é um conceito e uma política em construção no contexto brasileiro. A pesquisa de campo coletou informações por meio de entrevistas e aplicação de questionários, objetivando captar o escopo do Programa no município, a análise do perfil dos monitores do Programa Mais Educação no município de ItabaianaSE e as percepções de crianças e adolescentes sobre o Programa. Os resultados mostraram que o Programa Mais Educação vem crescendo no município de ItabaianaSE, em termos de atendimento, o que pode repercutir positivamente na política de educação integral na municipalidade.
Palavras-chave: Educação Integral; Política Pública; Programa Mais Educação.
Érica do Nascimento Azevedo é aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal de SergipeCampus Prof. Alberto Carvalho. O artigo em questão foi resultado da pesquisa intitulada Monitoramento do Processo de Implementação do Programa Mais Educação no Município de Itabaiana/SE, coordenada pela Professora Dra. Cláudia da Mota Darós Parente, com apoio financeiro da Proext.
28 de julho de 2012
2
INTRODUÇÃO
Apresenta dos resultados finais do Plano de Trabalho “O Programa Mais
Educação no Município de Itabaiana-SE”, integrante da Pesquisa “Monitoramento do
Processo de Implementação do Programa Mais Educação no Município de ItabaianaSE”, coordenada pela Profa. Dr. Cláudia da Mota Darós Parente.
Durante 2011 e 2012, a pesquisa de campo coletou informações por meio de entrevistas e aplicação de