Educação infantil sentir, racionar, construir e socializar.
A Educação infantil sofreu grandes e importantes mudanças ao longo do tempo, mudanças que são importantes para um desenvolvimento e aprendizagem de melhor qualidade e eficiência. Nesse portfólio iremos caminhar para entendermos essas mudanças, e como fazê-la de forma criativa, e com o cuidar que toda criança precisa, proporcionando um ambiente adequado para ao desenvolvimento e aprendizado. A Educação é um direito de todo cidadão, realizar de forma responsável e adequada e a dever de todo educando.
DESENVOLVIMENTO
A concepção da Infância atualmente é bem diferente de alguns séculos atrás, o homem não enxergava a criança com um ser particular, a mesma era tratada como um adulto em miniatura, um ser sem importância, praticamente invisível. Assim nessa época a criança se vestia, desempenhava tarefas e comportava-se como adulta, o tão importante brincar era algo que não existia, pois as crianças desconheciam, por desde cedo serem tratadas como adultas. As grandes transformações sociais ocorridas no século XVII, principalmente reformas religiosas, motivaram um olhar novo a infância e seu aprendizado, além do afeto que ganhou espaço no seio familiar, no decorrer de várias mudanças, a criança ocupa mais espaço na sociedade. A indissiociabilidade entre o cuidar e educar deve caminhar sempre juntas, integrada ao desenvolvimento infantil, respeitando suas particularidades e visualizando oportunidade de aprendizagem significativas e prazerosas. O RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantis, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui