Educação física
Parada de Mãos
PLANO DE AULA
Objetivo
O objetivo principal das atividades a seguir, é ensinar aos alunos a fazer a parada de mãos. Com o princípio do mais simples ao mais complexo, à medida que avançamos nas atividades o aluno iniciante irá aprender a realizar sozinho a parada de mãos.
Matérias
Banco sueco, taquinhos, colchões. Esses matérias podem ser utilizados, na iniciação, mas todas as atividade podem utilizar ou não os matérias como uma variação.
Atividades 1. Mostrar a posição inicial. A posição das mãos é reta embaixo da linha dos ombros, os braços ficaram separados não mais que a linha das orelhas, com as mãos retas para frente ou um pouco voltadas para fora. Os dedos devem estar um pouco dobrados para ajudar no equilíbrio com um forte aperto. O peso do corpo deve estar distribuído no meio das palmas das mãos.
A atividade tem como objetivo de criar no aluno uma consciência corporal, onde ele deve concentrar o peso.
2. Ficar com os quatro apoios no chão, com a ajuda da proteção, o aluno deverá jogar as pernas para cima alongando bem os braços e executando o apoio das mãos. A proteção deverá segura-lo e ajuda-lo no momento da subida de pernas, segurando-o pelos ombros e pela cintura para dar o apoio necessário para o aluno. A proteção deve auxiliar na subida e na descida, sempre acompanhando ate o final do movimento.
Com a atividade o aluno irá se conscientizar do exercício, do grau de dificuldade e como alinha seu corpo.
3. Pedir que o aluno quando já estiver entendido o exercício, fazer o alinhamento da cabeça, com o olhar em direção ao meio de suas mãos, assim sua cabeça não desalinhará. Pedir para que mantenha os ombros alinhados, e braços o mais alongado possível, tendo cuidado para que o aluno não jogue os ombros a frente para com pensar a fadiga muscular, o quadril deverá estar alinhado juntamente com o ombro e cabeça, as pernas sempre unidas com os pés alongados. Corrigir sempre que