Educação física
São tendências filosófico-políticas:
• Educação como redenção da sociedade: é uma tendência utópica, na qual somente os jovens tem a “salvação” uma vez que suas mentes podem ser formadas e suas ações podem ser dirigidas a partir de ensinamentos. Surgiu em meio ao período do Iluminismo e da Revolução Francesa. No Brasil, surgiu logo no período da colonização e seguiu até meados dos anos 30. Essa tendência busca reorganizar e redimir a sociedade desde que haja um investimento nas novas gerações. Propõe uma ação pedagógica otimista do ponto de vista político, acreditando que a educação tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade.
• Educação como reprodução da sociedade: é uma tendência crítica, científica, onde há um enfoque no proletariado (classe trabalhadora). No entanto, a sociedade acaba tornando-se submissa. Essa tendência aponta críticas para as mazelas da sociedade, contudo não apresenta soluções para esses problemas. Essa tendência foi forte no Brasil a partir do processo de industrialização. Na visão reprodutivista, os professores podem fazer o que for, que tudo será em vão, já que a ideologia dominante sempre vai ser reproduzida.
• Educação como transformação da sociedade: procura compreender a educação como mediação de um projeto social. Ela serve de meio, ao lado de outros meios, para realizar um projeto de sociedade (que pode ser conservador ou transformador). Essa tendência que, como o próprio nome já diz, é transformadora é crítica e recusa-se ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Propõe-se compreender a educação e transforma-la utilizando-se das próprias contradições da