Educação física
1 – Tipos de Anabolizantes
Existem vários tipos de anabolizantes que são fabricados e vendidos de forma legal para consumo de pessoas que desejam ganhar massa de forma rápida, porém é necessário que eles só são indicados a ser utilizados com o acompanhamento de um profissional da área da saúde, para que assim a vida do atleta não seja prejudicada.
Os tipos mais comuns encontrados são: Primobolam (metenolona), que é injetável, age no corpo por cerca de 9 meses, e é bastante utilizado por esportistas que irão realizar competições a curto prazo. O produto tem como objetivo aumentar os musculos, gerar a pera de gordura e líquido subcutâneo. Geralmente utilizado por mulheres.
Deca Durabolin (nandrolona) – também é injetável, dura no corpo por cerca de 18 meses, é considerado como o melhor com relação a custo e benefício. É utilizado para o ganho de peso, líquido, e não oferece uma massa muscular bem definida. Também é bastante usado para evitar que se tenha inflamações e dores em treinos muito puxados.
Durateston (Testosterona cristalina) Também é injetável, dura no corpo por cerca de 2 a 6 meses. O efeito esperado é o ganho de massa muscular e força. Seu ciclo pode ser realizado mais vezes do que as demais drogas e necessita de combinação com outro anabolizante para um efeito mais rápido.
2 - Consequencias
O abuso de anabolizantes provoca distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos.
- Comportamentais: São freqüentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas.
- Endócrinos: É comum aparecerem lesões dermatológicas típicas de acne – principalmente na face -, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do