educação física
TRABALHO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA
Alimentação Infantil: Vítima do marketing?
Biscoitos, fast-food, pizzas, doces e guloseimas.
Sabe-se hoje que a propaganda dos meios de comunicação direciona o consumo, tendo o seu maior impacto na alimentação infantil. Estudos indicam que apenas 30 segundos de propaganda é capaz de influenciar crianças. Esse tipo de marketing passa uma ideia errada sobre a qualidade nutricional levando-as a acreditar que alimentos ricos em açúcar e gordura são saudáveis. Até que ponto as autoridades regulatórias fecharão os olhos para esse tipo de marketing?
Apresentação do produto:
A propaganda de alimentos tem um grande poder de influenciar o hábito alimentar de crianças e adolescentes. O grande problema é que indústrias investem pesadamente divulgando fast-food ricos em calorias, bebidas carbonadas, cereais açucarados matinais e chocolates, alimentos os quais tendem a ser ricos em gorduras, açúcar e sal, bem como pobre em nutrientes. O público infantil é o mais vulnerável aos apelos publicitários, visto que elas possuem uma memória voltada para o que é visual e não têm maturidade suficiente para discernir sobre suas decisões de compra. Dentre os produtos infantis que utilizam este tipo de publicidade é o Kinder Ovo (Figura
1) que é um chocolate em forma de ovo, com parte externa sabor a chocolate ao leite e interna chocolate branco. Em seu interior há um brinde que é o atrativo mais interessante às crianças. Por trás deste produto está associado o marketing apelativo o qual faz o público infantil comprá-lo principalmente para obter a surpresa.
...
Segundo o fabricante o chocolate é um “Delicioso chocolate
KINDER®, rico em leite, com uma divertida surpresa para montar e brincar com imaginação.” E contem “ingredientes como externo: chocolate ao leite 45% (açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, emulsificante lecitinas, aromatizante), interno: