educação física
Aluno: Anderson Leal Lobo
Professor: Juarez
Turma: Educação física
Local: Formosa
Aprendizagem motora
No que diz respeito ao comportamento motor humano, três áreas de estudos são relacionadas: controle motor busca estudar e compreender como o ser humano organiza e controla suas ações, ou seja quais as funções de diferentes áreas do cérebro e como ocorre a estimulação neuronal.
A outra área é o desenvolvimento motor que se preocupa em investigar as mudanças ocorridas no ser humano em decorrência das alterações sofridas ao longo da vida. Essas alterações podem ser bem intensas durante o amadurecimento dos sistemas e perdem a eficiência funcional na plenitude.
A terceira é a aprendizagem motora que se baseia na investigação da melhor forma de ensinar determinadas tarefas motoras.
Se a aprendizagem ocorre devido á prática, ela depende de atos voluntários, o que não envolve movimentos realizados sem ter um objetivo. É necessário então entender as relações entre movimento, ação e habilidade.
Movimento não tem objetivo, pode ser qualquer movimento involuntário, sem intenção.
As ações tem objetivo, são voluntários e podem ser apreendidos. E a habilidade é uma ação realizada com proficiência.
Nesse sentido, o objetivo da aprendizagem motora, é entender como os sujeitos atingem esse estado habilidoso, e qual a estrutura que permite a execução de tais atos motores.
Na fase inicial, encontra-se no estágio cognitivo, sabe que não atingiu a meta, mas sabe porque e não consegue corrigi-la.
No estágio associativo, começa a apresentar certa consistência, mas ainda demonstra imprecisão.
No estágio anônimo, domina a habilidade praticada, sabe que errou e usa o feedback intrísico.
Existem teorias que buscam explicar esse processo de mudança, de quão domínio de uma habilidade,, para quando passam a dominá-la ADAMS, propôs dois estados de memória:
O primeiro inicia o movimento e pode ser considerado um