educação física
E por que irei analisar as escolas públicas? Porque além de ter vivenciado 12 anos desta realidade como professora de Educação Física e supervisora destas escolas, é no setor público que os problemas são preocupantes e visivelmente prejudiciais à sociedade (que precisa “estudar” nestes locais). Pois, se formos comparar a rede pública de ensino com a privada, podemos dizer que é uma organização completamente diferente (tanto nos aspecto físicos quanto nos aspectos didáticos pedagógicos, entre outros) e considero uma discriminação social existir estes patamares em nosso país. Mas como funciona a Educação Física escolar em algumas escolas públicas estaduais da cidade de Porto Alegre? Como são os espaços físicos para tais práticas esportivas? Como é a atuação do professor de Educação Física? Onde estão as falhas? O que tem que melhorar?
A partir da análise de artigos e minha experiência profissional, irei refletir sobre o assunto e procurarei fazer algumas conclusões com o objetivo de mostrar a realidade, com a esperança de que a mesma possa ser modificada, seja através da valorização da educação (em foco da disciplina de Educação Física), pelos novos olhares e investimentos das políticas públicas, pela conscientização da sociedade, que pode e deve exigir mudanças (através do conhecimento da realidade), ou dos profissionais desta área e áreas afins que precisam ter outros olhares e outras ações.
Talvez, pela desinformação da grande parte da sociedade, as exigências por qualidade de ensino não são feitas, e por outro lado, as autoridades competentes não investem e nem se quer se preocupam com este assunto e a educação no nosso país vem sofrendo muito ao longo dos anos. E, os maiores