Educação Física
Pensar na escola inclusiva é reconhecer que há um caminho a ser percorrido, e que exige a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo educativo. É importante constituir um espaço que dê acolhimento à diversidade, atendendo a todos, em sua singularidade e potencialidade.
O atendimento aos alunos em situação de deficiência nas escolas do Sesc é expressivo e exige dos professores o investimento em estudos contínuos que possam contribuir com o melhor atendimento ao educando, de acordo com as suas necessidades e potencialidades.
Apresentamos, abaixo, um quadro sintético dos alunos em situação de deficiência na Atividade Educação Fundamental referente ao exercício de 2012. (Formulário de Atualização de Dados da Atividade – FAD EF).
Total de alunos em situação de deficiência no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano): 802
Total de alunos atendidos nos 22 DDRR e EESP: 26.620
Segue, abaixo, uma coletânea de questões selecionada pela estagiária da Atividade Educação Fundamental, na Gerência de Educação e Ação Social – Sesc DN, Fernanda Piler, para contribuir com o estudo e leitura das equipes de Coordenação Pedagógica e Professores que atuam no Ensino Fundamental.
Gestão, legislação e formação
Privar os alunos com deficiência dos desafios
Heloisa Ramos é formadora de professores e responde dúvidas sobre sala de aula.
O desafio é um recurso usado em qualquer boa proposta de ensino. E não há por que não aproveitá-lo com alunos que tenham necessidades educacionais especiais (NEE). Como ocorre com todas as crianças, esse procedimento ajuda a promover a aprendizagem. Quem tem na sala um estudante com algum tipo de deficiência geralmente conhece suas limitações, mas não tem claro o que, de fato, ele é capaz de fazer. Como descobrir isso? Flexibilizando as atividades e propondo situações de aprendizagem desafiadoras. Elabore as aulas pensando em como ele pode participar delas, sem