Educação física
O trabalho na área de educação física tem seus fundamentos nas concepções de corpo e movimento. Atualmente a analise crítica e a busca de superações dessa concepção apontam a necessidade de que, além daqueles, se considerem também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas, presente no corpo das pessoas que interagem e se movimentam como sujeitos e como cidadãos.
EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS/BRINCADEIRAS):
As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, etc.Essas atividades incluídas no plano curricular da pré-escola, oferecem uma educação integral concorrendo com o desenvolvimento estético, intelectual, moral e cívico. Assim consideram-se esportes as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional.
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e materiais disponíveis no numero de participantes entre outros.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS.
- Fator afetivo Emocional
A escola deve proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor no sentido de amenizar a angústia do educando diante da ausência dos pais e frente a situações novas.
- Fator Cognitivo
Através de um ambiente repleto de afeto, o professor deverá elevar a auto estima da criança com o objetivo de proporcionar o pleno desenvolvimento do potencial cognitivo de cada um respeitando sua singularidade e sua maturidade psicobiosocial.
Aspectos sócio-culturais
A escola prepara a criança para conviver com grupos sociais mais amplos que a família; a pré-escola deve fornecer-lhe elementos