Educação Física
Conteúdos:
- Lutas.
Série: 5º
Objetivo Geral.
- Conhecer os elementos básicos das lutas.
- Diferenciar lutas e brigas e as técnicas de luta.
Objetivo Específico: Observar aspectos de:
-força;
-agilidade;
-equilíbrio;
-concentração;
-reflexão do mesmo;
-respeito mútuo;
Estratégias:
-Para que seja possível, desde o primeiro momento, contar com a participação dos alunos com algum tipo de deficiência, atribuir a eles algum tipo de responsabilidade. Os alunos cadeirantes, desde que tenham pleno domínio dos membros superiores, têm condições de fazer as tentativas de desequilibrar o colega. Dar a eles esta função, possibilitando assim a todos que sejam "testados" em seu equilíbrio. Não podendo de jeito algum, representar para o grupo e para os próprios alunos com deficiência, um problema. Deve acontecer de forma que o grupo todo compreenda que nem todos são capazes de fazer as mesmas coisas da mesma maneira que a maioria. Sugerir a todos os alunos uma forma de participação para aqueles que estão em desvantagem. Assim, criando também o poder de criatividade dos alunos.
1ª etapa
Conversar com os alunos sobre o que eles entendem sobre lutas e brigas, destacar as diferenças. Apresentar algumas fotos e desenhos de lutas e brigas para que apontem as características de cada uma.
2ª etapa
Organizar a conceitualização definindo com a ajuda da turma cada tema discutido na etapa anterior. Lutas são atividades caracterizadas por regras, que têm segurança, respeito, é um tipo de combate corpo a corpo. Brigas são práticas desregradas, violentas, desorganizadas e, por isso, perigosas.
3ª etapa
Começar as vivências com os elementos básicos das lutas, sempre levantando com a turma em que técnicas eles estão presentes.
- Equilíbrio e desequilíbrio: desequilibrar o colega que está com um pé só no chão, as mãos fixas, segurando uma bola de borracha.
- Força: Fazer no máximo 5 (cinco) flexões.
- Rapidez, agilidade e