Educação Física
No dia 14/08/2013 foi realizado um debate em sala de aula sobre o primeiro capítulo (Porque Estudar História) do livro O Sentido da História de Caio César Boschi, onde o professor quis nos mostrar a importância de se conhecer a história das coisas. Segundo o texto, a partir do momento em que conhecemos a história, podemos entender o porque das coisas estarem como estão no presente e por conseguinte poder tomar um caminho diferente do que foi tomado no passado para tentar melhorar o futuro, numa tentativa de não permanecer no mesmo erro.
Devemos conhecer a história para conhecermos nós mesmos, qual é a nossa origem e o porque de nossa família e da sociedade em que estamos inseridos pensarem como pensam. É muito importante, também, entendermos o porque da origem das coisas e como elas foram se transformando, pois assim conseguimos fazer o que os historiadores chamam de “desnaturalizar” a história, que é quando verificamos que um fato que é natural nos dias de hoje, foi criado para outro fim.
Quem passa a entender a história, passa a saber formular questões pertinentes sobre o presente e, além de tudo, perceber se quem está contando a história, não está a usando de forma tendenciosa.
Antiguidade x Corpo
Na antiguidade a vida era muito simples. A maioria das pessoas, sobreviviam através das trocas. A população grega, por exemplo, era politeísta, ou seja, acreditava em diversos deuses e realizavam inúmeros rituais para agradecerem eles. Com isso, as práticas corporais dessa sociedade assumiam sentidos e significados ritualísticos.
Nesta mesma Grécia, existiam os jogos olímpicos, que receberam este nome pelo motivo dos jogos ocorrerem no monte Olimpo. Esta se tornou a principal forma de prática corporal da época e obteve, inclusive, o poder de parar guerras e fazer com que Persas fossem até à Grécia participarem dos jogos, sem que entrassem em conflito. Isto seria impossível em outras ocasiões, uma vez que Persas e