educação física
Histórico
Nos primórdios da civilização o Homem se exercitava de forma natural a fim de preservar sua espécie (ataque e defesa eram suas maiores preocupações).
Passando para a antiguidade, com o domínio dos Romanos, o exercício físico passou a ser usado para a formação e manutenção dos exércitos.
Os primeiros relatos de atividade física estão escritos nos “Vedas”, livros sagrados dos Hindus com mais de 5 mil anos (abordam aspectos higiênicos e não desportivos). Já se fazia relação entre obesidade (gordura abdominal) com fartura de alimentos e, conseqüentemente, sedentarismo.
Evolução Histórica do TD A evolução histórica do treinamento desportivo, está sempre relacionada aos Jogos Olímpicos. Neles, os sucessos ou fracassos de cada método ou filosofia de treinamento são expostos ao mundo.
Evolução Histórica do TD
Historicamente os gregos fizeram do desporto parte de sua cultura, onde ligavam os jogos a religião e deuses. Apesar de estarem em constantes conflitos e guerras, quando da realização dos “Jogos Olímpicos” estas eram interrompidas. Do Iluminismo dos Jogos Olímpicos (776 a. C. até 394 d. C.), a arte do Treinamento Desportivo ofuscou-se com a conquista da Grécia pelos romanos e com o surgimento do Cristianismo, que pregava a renúncia da posse material e relegava a um plano secundário a preparação corporal. Os Romanos criaram os Jogos Augustos e Jogos Capitolinos (Suborno e Violação as regras eram fatos comuns).
Doze séculos após, o Renascimento (época da razão) quando o homem começa a voltar-se para si próprio, fez reascender o valor da atividade física. Problemas sociais, como desemprego, surgidos com a era industrial, buscam na atividade competitiva a solução. Nasce, assim, o profissionalismo e os primeiros métodos de treinamento. As disputas profissionalizantes acirram-se de tal forma que a partir de 1850 foram formalizadas competições entre atletas norte-americanos e ingleses. Foi fundado neste ano o