HISTÓRIA DO BRASIL
Palavras chaves
REVOLUÇÃO :- TRANSFORMAÇÃO
MERCANTIL – ECONOMIA DE MERCADO
REVOLUÇÃO MERCANTIL – TRANSFORMAÇÃO DA ECONONOMIA DE MERCADO EUROPEU . SISTEMA POLÍTICO, ECONOMICO SOCIAL E RELIGIOSO).
MERCANTILISMO - COMPRA BARATA ( LINHA, AGULHA, TECIDO ETC) CONFECCIONADA PELOS ARTESÃOS, VENDENDO MAIS CARO DENTRO DOS BURGOS ACUMULANDO RIQUEZAS, OURO PRATA, TERRA ( TENDO ISSO SE TEM A RELAÇÃO DE PODER.
BURGOS – QUEM COMANDA SÃO OS SENHORES FEUDAIS (BURGUESIA) E A IGREJA. QUEM SÃO COMANDADOS - CAMPONESES E O COMÉCIO
TERRA – PRORIEDADE QUE DA PODER POLÍTICO, ECONÔMICO, SOCIAL PARA AQUELE QUE É PROPRIETÁRIO.
RELAÇÕES DE PODER - OU SE TEM DINHEIRO OU SE TEM CULTURA.
Revolução Mercantil – Sistema político econômico implantado no Brasil, a partir do século XV. Como uma economia de mercado para que funcionasse as terras deveriam ser invadidas e colonizadas; o autor afirma que a Revolução Mercantil enriquecia a burguesia; Para tanto os portugueses se utilizaram da violência tanto com os índios quanto com os negros africanos; inauguraram a escravidão no Brasil ; a Igreja Católica apoiava a escravidão e o lucro. A revolução Mercantil deixava rica a burguesia portuguesa (Estado e Igreja); compravam barato ou gratuito, vendiam caro para acumular riqueza.
Em meio ao crescimento da agricultura tem a necessidade de mão de obra barata e lá era escassa. Portugal investe em tecnologia para a expansão marítima.Portugal foi o que mais acumulou riqueza, foi o pioneiro das grandes navegações já tinham cartografia, bússola e astrolábio, seu objetivo era conquistar terras para colonizar e implantar o mercantilismo, a caminho das Índias desviou e chegou a uma terra desconhecida (Brasil),; ao atracarem se depararam com um povo forte , saudável e com uma língua diferente , os índios todos nús e suas belas índias; viram que aqui tinha uma terra rica boa que proporcionaria riqueza Os índios ficar encantados