Educação Física
Campus Universitário de castanhal
Licenciatura em Educação Física
Professor:
Introdução à pesquisa
Aluno
RESUMO QUANTITATIVO E QUALITATIVO
Local ano RESUMO QUANTITATIVO
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E SATISFAÇÃO CORPORAL EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Entendemos que atividade física esta ligada aos benefícios tanto da mente, proporcionando prazer e bem estar, quanto do corpo, ajudando na melhora e prevenção de determinadas lesões. Mas nos últimos tempos ela vem sendo utilizada muito mais como um recurso estético. Os discentes em Educação Física tem um olhar muito critico em relação ao seu corpo já que ele é o seu principal instrumento pedagógico. Vários estudos feitos anteriormente identificaram um alto índice de insatisfação com a aparência física, a maior parte pelo lado masculino.
Desta forma os autores objetivaram um estudo para analisar a satisfação corporal e o nível de atividade física em estudantes de Educação Física. Comparando esses dois fatores nos diferentes períodos do curso e considerando a idade e sexo. Inicialmente todos os graduandos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram convidados para participar da análise. Mas só 197 (de diferentes períodos do curso) participaram efetivamente, isso é que corresponde a aproximadamente 61% do total de alunos do curso. O método de pesquisa curta do questionário International Physical Activity Questionare (IPAQ).
Os autores concluíram que o nível de insatisfação é maior entre as mulheres, em decorrência da constante busca pela perda de peso, e entre os jovens, em consequência do período pós-puberdade. O maior nível de satisfação foi identificado entre os homens mais velhos. O resultado da pesquisa foi considerado satisfatório. Mas ressaltou-se que essa pesquisa não é totalmente abrangente e nem conclusiva e que novos testes mais detalhados devem ser feito à cerca desse assunto que é tão complexo.