Educação Física
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Larissa Alexandre de Menezes
NATAÇÃO
Dourados – MS
Fevereiro 2013
Espaço aquático e suas possibilidades
No meio aquático, tal como no meio terrestre, a aquisição de habilidades motoras mais complexas e específicas depende da prévia aquisição, apropriação e domínio de habilidades mais simples. No meio aquático cria novas sensações, modifica o equilíbrio abrindo um largo campo de experiências á capacidade motora sob o efeito de certa ausência de gravidade.
Um indivíduo pode-se dizer adaptado à água quando consegue estar à vontade dentro dela, não se incomodando com a água em seu rosto, apresentando equilíbrio e um bom deslocamento vertical e horizontal. Adaptações psicológica visa familiarizar o aluno ao meio líquido de uma maneira mais lúdica, através de jogos e brincadeiras que busquem contato direto com a água; Adaptação fisiológica visa ambientar o aluno a partir da imersão (mergulho) do rosto e/ou cabeça.
Segundo Moura, as dificuldades de ambientação ao meio aquático têm influência direta do comportamento adquirido em meio não aquático. Quando um indivíduo entra num meio líquido, fica sujeito a um conjunto de estímulos que não existem da mesma forma fora do mesmo. Assim, quando um aluno resolve iniciar a sua atividade física na água, vê nisso um conjunto de alterações que passam por: alterações do equilíbrio; alterações da visão; alterações da audição; alterações da respiração; alterações das informações recebidas do meio proprioceptivas; alterações do sistema termo regulador do organismo.
Os quatro nados e suas particularidades
Nado Crawl
O nado crawl já era praticado antes do aparecimento da nossa civilização. Ele é o estilo mais usado e o mais rápido também.
Até o ano de 1900, todos os eventos