Educação física
Foi-me proposta, como aluna número 3 da turma 13 do 10º ano, a realização de um trabalho sobre a Ginástica, sugerido pelo professor de Educação Física, Manuel José.
Neste trabalho vou descrever a Ginástica, as suas regras, técnicas, entre outros. Espero que este trabalho sirva para melhorar os meus conhecimentos sobre este tema.
Ginástica no solo
2.1 O que é?
A Ginástica no Solo é uma área incluída nos programas de Educação Física que procura dotar os jovens de capacidades motoras que lhes permitam um desenvolvimento harmonioso do seu esquema corporal. O aluno deve sempre seguir atentamente as indicações dadas pelo seu professor quanto à utilização do material, aos cuidados a ter nas ajudas em exercícios de 2 a 2 e às normas de segurança.
2.2 Objectivos
Realização de um conjunto de exercícios executados no solo e/ou sobre colchões e tapetes de ginástica, que visam reforçar, entre outras as competências de coordenação, equilíbrio, destreza, autonomia e organização.
3. Material
Tapetes e colchões de ginástica. (Anexos - Figura 1)
Aspectos Técnicos
Cambalhotas (rolamentos)
Para a sua execução, é sempre necessário ter em atenção:
• A posição dos braços, afastados à largura dos ombros;
• A posição das mãos, bem apoiadas com os dedos abertos;
• A protecção da zona cabeça/cervical e a posição do queixo, encostado ao peito.
Cambalhota simples Com joelhos unidos, mãos no solo, colocadas junto na bacia e entre coxas. Saída com braços levantados à frente. (Anexos - Figura 2)
Cambalhota simples à retaguarda Com joelhos unidos, mãos em cima dos ombros, empurrar para atrás. Saída com braços levantados atrás. (Anexos - Figura 3)
Cambalhota à frente de saída de pernas estendidas e afastadas Após o rolamento, apoiar as mãos no solo, junto da bacia e entre as coxas, mantendo a mesma direcção do ponto de partida. Saída com os braços levantados à frente, terminando em posição de equilíbrio. (Anexos - Figura 4)
Cambalhota à