Educação física na escola
Ano Letivo 2014/2015
Sociedade e Cultura
“Associativismo e Desenvolvimento
Local: O caso de Ribeira de Pena”
Luís Alberto Mendes Brandão Coelho
Introdução:
Com a realização deste trabalho, pretendemos dar a mostrar e até mesmo aumentar o nosso conhecimento relativamente a assuntos pertinentes da nossa sociedade. Para compreender-mos melhor o que é o desenvolvimento do Homem, é necessário saber quais são os laços sociais em que se insere.
É possível verificar que ao longo do tempo, as relações e as relações interdependências têm vindo a aumentar, isso origina diversas organizações e instituições. Todos os seres humanos têm necessidade de se relacionarem com outros grupos, associações e organizações.
Comunidade, sociedade e individualismo
Sociedades externas no espaço e no tempo
Elementos
abióticos
bióticos
e
Elementos internos
Sociedade
A sociedade apresenta-se como um conjunto organizado e estável de pessoas que procuram juntas, no espaço publico, de forma voluntaria, por motivos racionais, a realização de determinados objetivos, como um agregado.
Normas
Coletividade s Papé is Individualismo
A explicação do individualismo contemporâneo segue três vias.
O
agrupamento de cidadãos de um estado, que vivem num mesmo território e sujeitos a um governo comum, forma uma nação que dá coerência e coesão aos grupos e redes sem necessidade de vínculos sociais intermédios, que se tornam inúteis ao considerar o individuo como célula do organismo nacional. Após a revolução francesa, com a democratização das práticas políticas europeias o individuo é transformado num cidadão. O edifício político passa a assentar sobre os indivíduos e não sobre os grupos;
Com a transformação industrial dos séculos XIX e
XX passa a ser necessária uma mão-de-obra cada vez mais qualificada, o que individualiza o Homem pois essa qualificação pode ser