Educação Física na Escola Estadual Henrique Diniz, segundo a Professora Ariana
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.” (Jean Piaget)
A importância da Educação Física como disciplina integrante do currículo escolar, tanto na Escola Estadual Henrique Diniz como em qualquer outra escola, é devida esta ter o “poder” de promover uma educação dos sentidos juntamente com a educação intelectual, considerando, no entanto, que o homem é um ser integral e não um ser segmentado. Através de seus conteúdos como: jogos, esportes, ginástica, dança e luta; os alunos adquirem conhecimento por meio da vivência, experimentação, entre outros aspectos que poderão proporcionar o desenvolvimento da sensibilidade humana, pois todos os conteúdos da Educação Física são obras da cultura e por isso propicia uma formação integral do individuo.
De acordo com Valter Bracht (1992): "a verdadeira Educação Física é aquela que acontece concretamente (...), é aquela que nós construímos no nosso fazer diário, e para apreendê-la é preciso, num primeiro momento, desvencilhar-se daquilo que desejamos que ela seja". E por meio da explicação do papel educativo da Educação Física, ocorre uma tentativa de acabar com a ideia de que esta só trabalha na concepção da aptidão física, que restringe o campo de conhecimento, privilegiando somente o aspecto biológico e valorizando especificamente o desempenho dos alunos. E isto é realizado através da abordagem da cultura corporal, trabalhada numa perspectiva de educação dos sentidos e ministrada por conhecimentos elaborados e sistematizados dos diversos conteúdos da Educação Física. Dentro das aulas, estes conteúdos são abordados de acordo com as possibilidades sócio-cognitivas do aluno, com suas realidades, como também da contemporaneidade dos conhecimentos transmitidos.
Uma barreira encontrada na Escola Estadual Henrique Diniz é o espaço físico destinado a