Educação física escolar
Prof. Marcos Antonio Chioquetta
INTRODUÇÃO
Quando se fala em Preparação Física no Futebol, seja nas categorias de base ou no futebol profissional, visando as competições pertinentes à temporada a ser trabalhada, uma das principais preocupações será a formação de uma Comissão Técnica altamente qualificada na área do Treinamento Desportivo. Em seguida, o foco será a elaboração de um planejamento que possa ser enquadrado dentro da realidade do clube em que será desenvolvido o trabalho. O Preparador Físico deve estar embasado cientificamente, já que grandes resultados desportivos da atualidade são frutos dos grandes descobrimentos científicos. Deverá também ter um planejamento bem orientado e definido dentro dos princípios de treinamento desportivo no que diz respeito a programação, organização e controle do planejamento. Mourinho (2001) define a periodização como “aspecto particular da programação relacionada com uma distribuição no tempo, de forma regular, dos comportamentos de jogo, individuais e coletivos, assim como, a subjacente e progressiva adaptação da equipe a nível técnico, físico, cognitivo e psicológico”.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL: Proporcionar à equipe de futebol onde será executado o trabalho, um alto nível físico, técnico, tático e psicológico, para que possam enfrentar em condições de superioridade as diferentes equipes de futebol dentro do calendário esportivo da equipe a ser trabalhada.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Preparação Física
- Analisar o estágio físico atual da equipe;
- Ministrar o trabalho físico necessário para progressão física da equipe de acordo com suas respectivas fases;
- Divisão do macrociclo em períodos e fases;
- Sistematizar e programar os conteúdos do processo de treinamento.
b) Preparação Técnica
- Ministrar trabalhos específicos e necessários, visando colocar a equipe em condições de dominar todos os elementos fundamentais do jogo, tais