Educação física - desporto
O desígnio primordial do ensino é ajudar alguém a aprender algo tido como valioso para a sua formação e a desenvolver sua personalidade, possibilidades de compreensão e de ação no mundo. A prática do desporto é visto como algo muito importante para a qualidade de vida de todas as pessoas, pois traz muitos benefícios ao nível da saúde e condição física, da aptidão motora, da integração social, entre outros. Os programas de ensino do desporto implementados em diversas áreas encontram sua legitimidade, função social específica e identidade própria no modo como acolhem e proporcionam aqueles benefícios aos segmentos da sociedade por eles visados. A qualidade dos programas de ensino do desporto responde pela quantidade e qualidade da aprendizagem que neles ocorre.
Eficácia do Ensino:
A preocupação com a eficácia do ensino impõe-se como auto-evidência, mas na razão inversa do consenso quanto ao modo de a medir. Investigações realizadas para determinar o perfil de personalidade do bom professor e avaliar o melhor método de ensino, apenas levaram a resultados desencorajantes. Já a ação de identificar as competências de ensino do professor eficaz foi mais bem-sucedida, porém, muito criticada também. Através disso, chega-se a conclusão de que os professores e o ensino constituem variáveis negligenciáveis nos resultados de aprendizagem. Para Cohen, Raudenbush e Ball, os professores mais eficazes são diferentes dos outros, pois atuam segundo o pressuposto de que o propósito da escola é promover a aprendizagem dos alunos.
Segundo Rink:
- Aprende mais quem dedica mais tempo a uma boa exercitação, relevando não apenas o tempo que o professor dedica à exercitação, mas sim o tempo que cada aluno se exercita a um nível adequado ou o número de vezes que exercita as habilidades.
- A exercitação deve ser ajustada aos objetivos de aprendizagem e a cada um dos alunos: é necessário que se estabeleçam previamente de forma deliberada objetivos de