Educação fisica
Regina Dalla Nora
RESUMO
Este artigo tem intuito de relacionar as fases de desenvolvimento motor da criança proposto por Piaget com a disciplina de natação no contexto escolar, proporcionando ao profissional da área de educação física maior gama de conhecimento sobre cada etapa ou fase de vida de cada criança e desta forma o profissional poderá trabalhar atividades de acordo com cada faixa etária. Reforçando que as aulas devem possuir caráter lúdico associado com a fundamentação teórica da disciplina de natação. Diante disso, pesquisamos atividades que possam ser desenvolvida nas aulas de natação que comtemple as faixas etárias e que envolva a criança no meio social, motor e intelectual.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, natação, ludicidade.
1- INTRODUÇÃO Este artigo abordará a origem da natação e seus respectivos atletas brasileiros que sobressaíram na modalidade. Sendo a natação um esporte que a cada dia que passa aumenta o número de adeptos merece uma atenção especial, desta forma surge a necessidade estudar a natação e como a mesma poderá ser trabalhada nas aulas de educação física no contexto escolar, pois há inúmeras Escolas Municipais e Publicas que possuem infraestrutura adequada para o desenvolvimento das aulas.
Versaremos brevemente, quais os tipos de atividades podemos desenvolver para cada faixa etária da criança e como a ludicidade é fundamental para atrair os alunos e para que os mesmos se entrosem na aula.
Este trabalho tem por objetivo trazer a natação para o cotidiano das aulas de educação física, mediante a uma didática de aula interativa que busque interação entre os alunos e o professor, o conhecimento é uma via de mão dupla. Segundo Gadotti, em seu livro a Boniteza de um sonho, o professor é um mediador do conhecimento, o aluno é capaz de construir sua própria autocrítica. Disponibilizar