Educação fisica
movimentossimultâneos dos braços e recuperação aérea - um nado impressionante e ao mesmo tempo exaustivo" (Lotufo, 1980;p.07).
Com o aparecimento de vários estilos torna-se necessário sistematizar o ensino da natação. Surgem então as primeiras metodologias de ensino, que estão relacionadas com o desenvolvimento da prática da Educação Física. A partir da evolução da Educação Física, no final do século XVIII e início do século XIX, aparece na sociedade a necessidade de um homem novo, um homem produtivo. Começam a surgir conceitos básicos sobre o corpo e sobre sua utilização como força de trabalho (Soares, 1994). Nos livros que Merlyn pesquisou, a Educação Física aparece como disciplina necessária para a formação de um novo homem. Aparece então a preocupação com o corpo saudável. Essa preocupação se torna uma exigência da sociedade capitalista, uma vez que, o modo de produção necessitava de "máquinas fortes" e de fácil controle. Por isso a classe operária se torna um ser isolado da sociedade e alheio à sua ação, independente da cultura. O corpo é tratado como unidade produtiva, como uma mercadoria controlada para ser útil ao capital (Soares, 1994).
27
o prazer é o princípio determinante na vida de uma criança
e se isso for
entendido pelo professores, a aprendizagem esportiva ou de qualquer disciplina escolar pode acontecer de forma mais alegre e prazerosa. Merlyn observou que os professores de esporte de Rigorocidade, valorizavam apenas aqueles alunos que se destacavam com uma boa técnica. E isso era transmitido aos alunos, que então somente se divertiam com os jogos quando ganhavam e aqueles alunos que não tinham uma boa técnica ou que não entendiam bem as regras do jogo, eram hostilizados pelos colegas e até mesmo pelo professor.
BiII Watterson.
o