Trocas gasosas
Trocas gasosas no exercício físico
Introdução:
O ar é levado aos pulmões durante a ventilação pulmonar e a troca gasosa deve ocorrer entre o ar e o sangue, mecanismo conhecido como difusão. Ao processo exige que o ar leve oxigênio para o interior dos pulmões e que o sangue receba oxigênio e elimine dióxido de carbono. As trocas gasosas ocorrem onde há capilares, estes pequenos vasos formam uma densa rede em torno dos sacos alveolares e é neste local que ocorre a difusão pulmonar. Esse mecanismo se dá através da membrana respiratória, também conhecida como membrana alvéolo-capilar, a qual é muito fina e permite que os gases alveolares fiquem muito próximos do sangue que circula nos capilares. Tal membrana inclui a membrana basal epitelial, interstício, endotélio capilar, membrana basal capilar, plasma sanguíneo e membrana plasmática eritrocitária.
A Lei de Fick:
A difusão gasosa através dos tecidos é descrita por Fick. A lei de Fick afirma que quantidade de gás que é transferida através de uma camada de tecido é proporcional a área deste tecido e a diferença das pressões parciais dos dois lados e inversamente proporcional a espessura do tecido. Ainda, a quantidade de gás transferido é diretamente proporcional a constante de difusão (propriedades do tecido e do gás) e inversamente proporcional a raiz quadrada do seu peso molecular.
Equação de Fick: Vgás = AxPxsolubilidade/ExPM1/2
Trocas gasosas nos alvéolos: A quantidade das trocas gasosas que ocorrem através da membrana respiratória depende principalmente da pressão parcial de cada gás, apesar da solubilidade do gás e da temperatura também serem importantes. Os gases difundem-se ao longo de um gradiente de pressão, movendo-se de uma área de maior pressão para uma de menos pressão. Portanto, o oxigênio entra no sangue e o dióxido de carbono o deixa.
Troca de oxigênio: A taxa de difusão de O2 a partir dos alvéolos para o sangue é denominada capacidade de difusão do