Educação fisica
Atividades de fortalecimento dos músculos podem ajudar a manter a massa e força muscular. Elevar aos poucos a quantidade de peso e número de repetições trará ainda mais benefícios, não importando sua idade.
Jovens, que querem aumentar sua altura óssea, exercícios poliométricos ajudam muito.
Se quer prevenir artrites e fraturas, por exemplo, exercícios físicos aeróbicos podem realizar isso.
Dessa forma, esse trabalho visa demonstrar e explicar itens relacionados às adaptações do osso, músculo e tecido conjuntivo à atividade física.
COMO OCORRE A FORMAÇÃO DOS OSSOS EM NOSSO CORPO
Formação óssea: Existem as células progenitoras do osso ou seja, células que estruturam o revestimento ósseo, consideradas células de "reserva"; Osteoblastos, são células diferenciadas, resposáveis pela produção da matriz óssea e secretora de coágeno e substância fundamental amorfa que constitui o osso inicial não mineralizado; Osteócito, que é a célula madura na matriz óssea, responsável pala manutenção óssea; Osteoclastos, que são as células remodeladoras do osso.
O processo de formação do osso é complexo e consiste no desenvolvimento do osso, então, classificado como ossificação endocondral (fase de matéria precursora) ou intramembranosa, um processo mais simples. 1 - Ossificação intramembranosa
Processo de formação do osso a partir de células mesenquimais. Ocorre por volta da 8ª semana da gestação. Há um intenso processo de vascularização em torno das células mesenquimais, fazendo com que estas células se tornem maiores e mais arredondadas com modificações das formas eosinofílicas para basofílicas. Formados então, estas células, agora osteoblastos, começam a produzir colágeno e proteoglicanas da matriz óssea, e à