Português
ÁREA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
DISCIPLINA: PORTUGUES
PROFESSOR: ROBERTO LUIZ
AVALIAÇÃO DO SEGUNDO BIMESTRE DE 2010
1)Leia os textos 1 e 2 e 3 , julgue os itens e assinale a seqüência correta
Texto ( 1) O Discurso da Servidão Voluntária
Etienne de La Boétie escreveu em 1548 um “panfleto”[1] [1] chamado Discurso da Servidão Voluntária no qual busca responder sobre as razões que levam os homens a obedecerem a um ou mais senhores. Inicia-o com uma fala de Ulisses em Homero que diz ser preciso obedecer a um só rei.
fragmento
“...como pode ser que tantos homens, tantos burgos, tantas cidades, tantas nações suportam às vezes um tirano só, que tem apenas o poderio que eles lhe dão, que não tem o poder de prejudicá-los senão enquanto têm vontade de suportá-lo, que não poderia fazer-lhes mal algum senão quando preferem tolerá-lo a contradizê-lo. Coisa extraordinária, por certo; e porém tão comum que se deve mais lastimar-se do que espantar-se ao ver um milhão de homens servir miseravelmente, com o pescoço sob o jugo, não obrigados por uma força maior, mas de algum modo (ao que parece) encantados e enfeitiçados apenas pelo nome de um, de quem não devem temer o poderio pois ele é só, nem amar as qualidades pois é desumano e feroz para com eles.”
Texto (2) Os lobos...,esses homens
Os lobos não morrem jamais..., porque a alcatéia ama e o mundo desanda e anda dizendo-se eterno.
Os lobos amordaçam a vida, são tiranos queridos que zombam, nascem, crescem, cantam, mas não aprendem a amar.
Os lobos são maiores que os homens, esses outros que se autoconsomem que da vida não passam de um tombo e assim os lobos não morrem jamais, apenas viram homens.
Texto (3) A pele do lobo – Arthur Azevedo
Cena X
Os mesmos e um Soldado
SOLDADO (a Cardoso.) - Trouxeram este ofício e esta carta para Vossa Senhoria. (Entrega a carta e o ofício e sai.)
CARDOSO - De cá.