educação fisica
I. INTRODUÇÃO O sangue é um tecido circulante especializado composto de células suspensas numa substância intercelular líquida. Diferentemente dos demais tecidos, as células não mantêm qualquer relacionamento espacial permanente uma com as outras, mas movimentam-se continuamente de um local para outro. Em geral, o volume total de sangue para a maioria dos mamíferos é de aproximadamente 7 a 8% do peso corporal total.
II. FUNÇÕES O sangue como tecido circulante desempenha sobretudo a função de transportador, a ele cabe transportar:
A. Oxigênio e alimentos de que necessitam as células do organismo;
B. Receber dessas células as substâncias de desassimilação e levá-las a órgãos como pulmões, rins, etc;
C. Estabelecer relações entre as várias partes do organismo distribuindo por elas os produtos das glândulas de secreção interna;
D. Auxiliar o equilíbrio da temperatura, e do conteúdo em água, do organismo;
E. Contribuir para a defesa do organismo. III. CARACTERÍSTICAS GERAIS Viscoso, pouco mais denso que a água (1,060), sabor salgado, cheiro sui generis, PH ligeiramente alcalino (7,35 a 7,45) e de coloração vermelho vivo (arterial) a vermelho escuro (venoso).
IV. TÉCNICAS DE ESTUDO A estrutura das células sanguíneas é estudada por diversos métodos, mas o mais comum é o do estudo do esfregaço de sangue seco corado. É obtido espalhando-se uma gota de sangue fresco através de uma lâmina. O esfregaço é secado ao ar e corado com um corante do tipo Romanowsky modificado (são corantes policromáticos, pois representam uma mistura de azul de metileno e eosina). O mais comum entre os corantes do tipo Romanowsky é o corante de Wright, mas outros como o de Leishman e Giemsa também são utilizados. V. COMPONENTES DO SANGUE O sangue é composto de:
A. PARTE LÍQUIDA – chamada de plasma sanguíneo e que representa de 45 a 65% do volume total do sangue;
B. CÉLULAS – também denominadas