Educação fisica
Quem se forma em Educação Física tem matérias mais ligadas às áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, preparando-se para uma atuação diretamente ligada ao ensino, seja em ambientes escolares, seja em academias e centros esportivos. Já o bacharel em Esporte atua, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas ou de equipes nas modalidades esportivas.
Mercado de Trabalho
A valorização do bem-estar e da qualidade de vida aquece o mercado de trabalho para os graduados em Educação Física. “A atividade física tem se consolidado como algo fundamental para promover a saúde, e está cada vez mais associada à medicina, à psicologia e à nutrição”, diz Breno Guilherme Cabral, coordenador do curso da UFRN. As oportunidades aparecem em prefeituras, clubes e academias. Há também boas chances em grandes empresas, que criam programas de qualidade de vida para os funcionários. Ou em clínicas, hospitais e spas que contratam o educador físico para tratar do condicionamento físico dos pacientes. Em hotéis e resorts o profissional é chamado para, principalmente, promover atividades de recreação. Empresas de seguro saúde procuram o profissional para atuar em centros de saúde preventiva. As regiões Sul e Sudeste concentram a maioria das vagas. Mas no Nordeste o setor de turismo absorve muitos profissionais, que trabalham principalmente em hotéis, seja no entretenimento, seja como guias turísticos.
Salário inicial: R$ 1.567,00 é o piso federal para o magistério, por 40 horas semanais (fonte: MEC); R$ 2.000,00 nos estabelecimentos com mais de 25 empregados na capital de São Paulo (fonte: Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo).
Curso
Durante o curso, o aluno encontra muitas matérias da área de Ciências Biológicas, como anatomia, fisiologia e ortopedia. Aprende, ainda, estatística, administração e economia, além de ter disciplinas específicas. Nas licenciaturas, a partir do terceiro ano, entram no