Educação fisica
Uma boa alimentação deve fornecer nutrientes necessários ao crescimento, à renovação celular e aos processos químicos para transformar os alimentos em energia para realização das tarefas diárias, que também ajuda para ter saúde.
A alimentação precisa ser suficiente em quantidade, completa pela qualidade de seus componentes, harmoniosa nas proporções que guardam seus elementos entre si e adequada ao organismo que vai ultiliza-lá.
Precisa ser completa em carboidratos, proteínas, gorduras e vitaminas.
2. Fontes ricas em vitaminas são alimentos necessários para construção e crescimento do corpo. São importantes na formação de músculos, cérebro e todas outras partes do corpo, inclusive na produção das enzimas e dos hormônios.
As fontes de proteínas podem ser de origem:
← Vegetal- amendoim, castanha de caju, castanha-do-pará, ervilha, feijão, grão-de-bico, gergelim, lentinha, nozes, pinhão, etc.
← Animal- carnes, leites, ovos, peixes, aves, queijo, etc.
Todos esses alimentos são ricos em proteínas, mas devem ser consumidos com moderação, pois proteína em excesso pode causar doenças.
3. Sistema aeróbico - é considerada por atividades que possuem intensidade média e baixa, de longa duração, utiliza oxigênio para os exercícios.
Ex: corridas, caminhadas, natação, ginástica, step, etc.
Sistema anaeróbio- caracteriza-se por atividades que possuem intensidade média e baixa, de longa duração.
Ex: maratona, bicicleta, etc.
4. - Diminuição dos riscos de lesão e fortalecimento muscular de ligamento e tendões;
- Maior utilização de gorduras (lipídios) atuando na prevenção da obesidade e hiperlipemia (diminuição do colesterol e triglicerídeos);
- Aumenta o calibre e a elasticidade dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de