Educação fisica
Voleibol
Manchete
Aline C. Moraes
Adriana
Dayane
Indiana
Manchete
Trabalho apresentado a Professora Barbara da disciplina Voleibol da turma 1º período A , turno noturno do curso de Educação Física.
INTRODUÇÃO
MANCHETE
Fundamento defensivo realizado com os braços estendidos á frente do corpo. A bola é tocada com os antebraços, geralmente á altura do quadril do executante. Existem a variações, pois aa bola pode ser tocada na altura do ombro, ao lado do corpo, próxima ao chão ou acima da cabeça. Os dedos se unem de várias maneiras, dependendo da escola, a fim de dar maior simetria a extensão dos braços. As pernas se afastam lateralmente a partir da posição básica, dando maior equilíbrio ao corpo. O momento da realização da manchete deve ser controlado, com o objetivo de diminuir a velocidade de chegada da bola (um saque ou um ataque) e dar-lhe a direção desejada. A manchete foi um dos últimos fundamentos básicos a aparecer no jogo de voleibol.
Em livros da década de 50 há citações da manchete em situações de defesa. Antes disso, sua forma primitiva é semelhante á “carregada”, partidas realizadas nas praias ou clubes, por pessoas sem habilidade técnica, onde o praticante espalma as duas mãos á altura do quadril e recupera a bola de forma irregular. Por volta de 1962 a manchete passou a ser utilizada na recepção e revolucionou a técnica de jogo, pois provocou mudanças significativas na forma de jogar, tanto que após os Jogos Olímpicos de 1964 já era utilizada por quase todas as equipes. O saque ficou mais potente; o toque, recurso “nobre” para recebê-lo, abriu espaço para a manchete, em