educação fisica
INDICE 1
INTRODUÇÃO 2
EXFORÇO E EXCERCÍCIO 3
Sinais de fadiga e resistência 3
Controlo do esforço 4
DIMENSÃO CULTURAL DA ATIVIDADE FÍSICA 5
Atividades físicas 6
Desporto e atividade Física 7
CONCLUSÃO 8
Introdução
Este trabalho foi proposto pela professora Rita e foi elaborado por três colegas da turma
Dividimos o trabalho por cada uma e todas fizeram um bom trabalho
Neste trabalho fala sobre tudo o que a professora propôs como por exemplo a distinção entre Desporto e Atividade Física, fala sobre os processos do controlo do esforço etc.
Esforço e exercício
Em termos medicinais, o exercício faz bem a circulação sanguínea ao crescimento muscular, ao tecido ósseo, tem benefícios no sistema nervoso entre muitos outros.
Sinais de fadiga e a resistência
A resistência consiste na capacidade do que o sistema muscular realizar esforços de determinada duração, mas em conjunto com o sistema cardiorrespiratório que tem grande influência pois é este que leva ate aos tecidos musculares os nutrientes e o oxigénio necessário para o seu funcionamento. Após a fadiga deverá existir a recuperação, para que assim não se perca capacidade motora.
O esforço leva a fadiga, e assim podemos agrupar e subdividir o esforço e a fadiga da seguinte forma.
Quanto ao esforço:
Esforço absoluto – é um esforço tão intenso que não permite a recuperação imediata (ex.: provas de velocidade no atletismo)
Esforço relativo – a sua intensidade é moderado permitindo a recuperação durante a sua realização
Quanto à fadiga: Fadiga local – é quando os músculos mais solicitados ficam tao fadigado que a sua ação natural perde-se, e podendo acontecer a comuns cãibras.
Fadiga geral – neste caso acentua-se no plano muscular e cardiorrespiratório. Se assim for e dependendo da intensidade o aparecimento de tonturas, aceleração cardíaca e respiratória com arritmias e transpiração são comuns.
Treino de resistência
Para melhor gerir o esforço e a fadiga é de extrema