Educação fisica
1)Qual é a importância da bainha de mielina?
A bainha de mielina é uma estrutura que envolve os axônios facilitando e acelerando a propagação do estímulo elétrico. Nos nervos periféricos a bainha é formada pelas células de Schwann e no sistema nervoso central por células chamadas oligodendrócitos. Fazendo uma analogia com um fio elétrico, o axônio seria o fio de cobre e a bainha de mielina a capa plástica que o envolve.
2)Qual é a importância do reflexo de extensão cruzada?
Ao mesmo tempo que ocorre o reflexo de retirada, haverá extensão do membro oposto ao estímulo nocivo (reflexo flexor). Esse padrão de resposta desloca o corpo inteiro para longe do estímulo doloroso, equilibrando-se. Comparado ao reflexo flexor, o reflexo de retirada extensora possui um período mais longo de pós-descarga devido a circuitos reverberativos.
3) Quais seriam os tipos de fibras musculares esqueléticas predominantes em um maratonista, um velocista e um halterofilista?
Em um maratonista encontraremos fibras de contração lenta, ou seja, os músculos lentos se contraem em menos da metade da velocidade dos rápidos, mas são muito resistentes à fadiga. São especializados no metabolismo aeróbico, dependente do oxigênio e são usados em esportes de resistência . Em um velocista e um halterofilista encontramos fibras de contração rápida, como seu nome sugere, os músculos rápidos se contraem rapidamente, mas cansam-se rapidamente. São usados para exercícios breves, de grande intensidade, como corridas de velocidade e levantamento de peso, bem como esportes que envolvem curtas arrancadas de atividade intensa. Esses músculos dependem, sobretudo, do metabolismo anaeróbico, que não requer