Educação fisica introduzida no sus
Práticas corporais / atividades físicas (urbanização dos espaços públicos; criação de ciclovias e pistas de caminhadas; segurança, outros).
Ações na rede básica de saúde e na comunidade
Organizar os serviços de saúde de forma a desenvolver ações de aconselhamento junto à população, sobre os benefícios de estilos de vida saudáveis. Desenvolver campanhas de divulgação estimulando modos de viver saudáveis e objetivando reduzir fatores de risco para doenças não transmissíveis.
Ações de intersetorialidade e mobilização de parceiros.
Pactuar com os gestores do SUS e outros setores nos três níveis de gestão a importância de desenvolver ações voltadas para estilos de vida saudáveis, mobilizando recursos existentes. Estimular a formação de redes horizontais de troca de experiências entre municípios. Estimular a inserção e fortalecimento de ações já existentes no campo das práticas corporais em saúde na comunidade. Resgatar as práticas corporais / atividades físicas de forma regular nas escolas, universidades e demais espaços públicos. Articular parcerias estimulando práticas corporais / atividade física no ambiente de trabalho.
Ações de monitoramento e avaliação Desenvolver estudos e formular metodologias capazes de produzir evidências e comprovar a efetividade de estratégias de práticas corporais / atividades físicas no controle e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Estimular a articulação com instituições de ensino e pesquisa para monitoramento e avaliação das ações no campo das práticas corporais / atividade física. Consolidar a Pesquisa de Saúde dos Escolares como forma de monitoramento de práticas corporais / atividade física de adolescente.
Atividades integradas em Saúde
Faculdade dos Guararapes
Jaboatão, 06 de março de 2012
Aluno: Paulo Roberto
Professor: