Educação Etino Racial
Resenha descritiva sobre os textos estudados em sala.
04 de Fevereiro de 2014.
Introdução
Este trabalho propõe uma reflexão a cerca da construção da identidade do povo brasileiro, sua riqueza cultural, sua condição social e racial. Serão abordadas obras de autores como Jose Vasconcelos, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro. Que discutem, cada um a seu modo, diversos pontos de vista sobre o de construção e formação da etnia brasileira.
Para Darcy Ribeiro a sociocultura brasileira, pode ser definida como “um povo-nação”, Freyre a denomina como “meta-raça”, já Vasconcelos defende a idéia de “raça cósmica”, os três autores entendem que o principal fator de sucesso na colonização do Brasil e evolução do povo brasileiro foi (e continua sendo), a constante e intensa miscigenação aqui praticada.
Gilberto Freyre busca na história fundamentos para descrever a vida dos senhores de engenho, escravos, casa grande, senzala e as delicadas relações entre esses mundos. Conta-nos o processo de “mistura” ocorrida com as relações entre senhores e escravos, do ponto de vista sexual, cultural, social e religioso. Casa Grande & Senzala é a descrição e a análise minuciosas que Freyre faz sobre a participação do branco português, do negro escravo e do indígena ameríndio na formação da sociedade brasileira. Para Freyre, a miscigenação é o fator essencial para explicar-se o sucesso do colonizador português em sua empresa nos trópicos e a conseqüente construção da civilização brasileira.
Para Darcy Ribeiro, com seu olhar esquerdista, ainda hoje, “... Subjacente á uniformidade cultural brasileira, esconde-se uma profunda distância social, gerada pelo tipo de estratificação que o próprio processo de formação nacional produziu.”
Vasconcelos expressa a idéia de que as distintas raças do mundo tendem a mescla-se cada vez mais até formar um novo tipo humano composto com a seleção de cada um dos povos