: “EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR”
AVALIAÇÃO FORMATIVA 1
A) Série em que será aplicada essa atividade.
Resp: A atividade aplicada foi na 3ª Série do Ensino Fundamental.
B) Sinalizar qual a deficiência que o(a) aluno(s) possui.
Resp: A deficiência que a aluna possui é a surdez, parcial, ela iniciou nessa turma há um mês.
C) Fazer um relato detalhado sobre a atividade prática que será aplicada nesta determinada série.
Resp: A atividade, observada, foi feita em escola particular, cuja turma era composta de dez alunos, sendo meninas e meninos, e uma das meninas era surda de um dos ouvidos.
A professora iniciou um trabalho sobre a obra de Romero Britto, ela escolheu uma borboleta.
Utilizou, inicialmente, as cores primárias- azul, amarelo e magenta, orientou os alunos a misturar as cores e descobrir novas cores. O material usado para pintar ficou a escolha da criança, tinha rolinho, espuma, pincel, cotonete, e se caso quisessem poderiam fazer com os dedinhos.
Após a pintura confeccionada pelas crianças, a professora com a auxiliar, levou-as para o pátio, onde fizeram uma rodinha, e a professora pegou a pintura de cada um e expôs a diferença de maneiras e tons escolhidos.
A professora disse as crianças que, ela e as crianças. Fariam uma exposição para os pais, e cada criança, falaria para seus pais suas escolhas. A exposição seria ao ar livre.
D) Quais serão os critérios de avaliação desta atividade.
Resp: O critério usado pela docente foi o, todo, usado por cada criança, seja, a escolha do material, a cor inicial, e a colaboração de cada criança com o outro, a interação.
A criança surda, parcialmente, entendeu quase tudo, e quando tinha dúvidas, observava os amigos próximo ou a professora. Em momento algum ela, a com deficiência parcial, se sentiu constrangida ou colocada de lado pelos colegas.