Educação em saúde
A higiene dos EAS é alcançada mediante os procedimentos de descontaminação, desinfecção e/ou limpeza.
DESCONTAMINAÇÃO
Tem a finalidade de eliminar total ou parcialmente a carga microbiana de superfícies, tornando-as aptas para o manuseio seguro.
DESINFECÇÃO
Tem a finalidade de destruir os microorganismos na forma vegetativa, existentes em superfícies inertes, mediante aplicação de agentes
LIMPEZA
Tem a finalidade de remover a sujidade através de um processo mecânico, diminuindo assim a população microbiana no ambiente dos EAS.
TÉCNICA DOS DOIS BALDES
A técnica dos dois baldes é utilizada nos procedimentos de descontaminação, desinfecção e/ou limpeza. Consiste na utilização de dois baldes de cores distintas (Azul e Vermelho), na seguinte forma:
DESCONTAMINAÇÃO e/ou DESINFECÇÃO
Os dois baldes (Azul e Vermelho) com a mesma SOLUÇÃO DE DESINFETANTE.
LIMPEZA
Balde Azul com SOLUÇÃO DE DETERGENTE NEUTRO e Balde Vermelho com ÁGUA LIMPA.
TIPOS DE HIGIENIZAÇÃO
HIGIENIZAÇÃO CONCORRENTE
É o processo de desinfecção e/ou limpeza quando o ambiente a ser higienizado se encontra ocupado. é o processo de limpeza diária de todas as áreas da Unidade de Saúde, objetivando a manutenção do asseio, o abastecimento e a reposição dos materiais de consumo diário (sabonete líquido, papel higiênico, papel toalha interfolhado etc.), a coleta de resíduos de acordo com a sua classificação e a higienização molhada dos banheiros, proporcionando ambientes limpos e agradáveis.
MÉTODO 1. limpeza úmida para todas superfícies, utilizando baldes de cores diferenciadas (um contendo solução detergente e outro, água limpa). Trocar a solução, dos baldes, a cada ambiente. 2. limpeza do banheiro (lavar).
TÉCNICA 1. iniciar sempre da área mais limpa para a mais suja.2. utilizar movimento único, em um só sentido, para a limpeza de todas as superfícies. 3. do mais distante para o mais próximo. 4. do fundo para a porta.
HIGIENIZAÇÃO TERMINAL