EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM DEPENDENTES QUÍMICOS, UM RELATO DE EXPERIENCIA
EDUCAÇÃO E SAÚDE COM DEPENDENTES QUÍMICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Beatriz Pimenta Sampaio1 (IC)
Ivana Barbosa Cardoso1 (IC)
Katherine Viana Cavalcante1 (IC)
Laura Thayane Cardoso de Andrade1 (IC)
Priscila Araújo Chimenez1 (IC)
Sara Raquel Queiroz Silveira1 (IC)
Francisca L. R. De Farias 2 (PQ).
1 – Discentes do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza
2 – Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza
beatrizsampaio91@yahoo.com
Palavras-chave: Saúde Mental; relato de experiência; ELO de vida; Dependente químico.
RESUMO
A Organização Mundial de Saúde (OMS),diz que o abuso as drogras é uma grande preocupação a saúde pública ,presente em todos os centros urbanos de todo mundo por volta de 10% ,pelo qual teve o papel destrutivo das substâncias psicoativas, necessitando de politicas coerentes e efetivas. A Equipe de Enfermagem pode utilizar várias ferramentas ,com intuito de buscar soluções para os problemas mais graves.
O Enfermeiro pode atuar na promoção da saúde ,na atenção primária até intervensões , o mesmo exerce funções como ações de educação na assistência em saúde ao indivíduo, nos grupos das famílias e comunidades ,a fim de fornecer trocas de conhecimentos para assegurar a autonomia do usuário, seu autocuidado é necessário ter uma escuta ativa e coparticipação em seu processo terapêutico. Estabelecer a habilidade do profissional de enfermagem objetivou-se a pesquisa que teve como base desenvolver a educação e saúde no processo do autocuidado, acolhimento , encaminhamento e recuperação do dependente químico.
INTRODUÇÃO
No Brasil , por volta de 1970 surgiu a Reforma Psiquiátrica com o objetivo de reformular o modelo de atenção em saúde mental, colocando em extinção progressa os hospitais psiquiátricos e da implantão dos serviços substitutivo , segundo o Ministério da Saúde (BR) permitiu aos portadores de sofrimento mental uma assistência terapêutica adequada ,