Educação-Diversidade e cultura social
ALUNOS(as): Claudia Carneiro, Ilanna de Moura, Joyce Araujo e Rafael Filipe.
Disciplina: Política e Gestão da Educação Básica
Professora: Maria Osanette
EDUCAÇÃO- DIVERSIDADE CULTURAL E SOCIAL
Brasília,31 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho apresentaremos o conceito de diversidade cultural e social e expor ideias de alguns autores que contribuíram para que o ensino se desenvolvesse. Veremos que a educação e o papel dos professores nas escolas, está muito além de somente respeitar a cultura de cada um, mas principalmente, de formar cidadãos capazes de identificar essas diferenças e saber lidar com cada uma delas. Deve-se reconhecer e dar maior visibilidade ás expressões ligadas ás diversas etnias e povos, além dos tipos mestiços e de expressões resultantes dos processos de miscigenação.
Primeiro Desafio-Identidade e Diversidade Cultural no Contexto Brasileiro
Para Sérigo Mamberti podemos apontar três elementos que tencionam as categorias utilizadas para a formulação de nossa visão sobre o processo cultural e sobre as políticas públicas de cultura. O primeiro é o tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das culturas populares. O segundo elemento diz respeito às dificuldades de reconhecimento das chamadas expressões culturais locais ou regionais da cultura brasileira. E o terceiro elemento é a questão da introdução à produção cultural descentralizada.
A cultura no sentido moderno ao mesmo tempo seria o conjunto de expressões de espírito ou gênero humano e das expressões singulares da humanidade. Podemos descrever a história da cultura moderna pela evolução das tensões entre o que hoje chamaríamos de tendências globalizantes e as expressões singulares dos indivíduos, grupos ou povos.
A reflexão sobre a diversidade cultural é questão central para a qualificação das práticas dos profissionais de educação, especialmente em relação ao conhecimento