Educação de jovens e Adultos
A EJA é uma modalidade da educação básica, na qual é destinada á jovens que não tiveram condições em dar continuidade aos seus estudos em tempo regular. É destinado também aos adultos e trabalhadores aposentados, que querem ampliar o seu campo no mercado de trabalho.
Para uma boa formação de cada indivíduo, requer um olhar amplo dos professores para que se aproveite a cultura e a realidade de cada um e redirecioná-los a um mundo novo de ideias críticas e construtivas.
Está inserida num contexto de interesses políticos e econômicos.
Educação popular segundo Paulo Freire contempla na construção de pensamentos, que visa a formação do individuo com valores e conhecimentos, essa educação é inserida em zonas rurais, favelas, ONG`S entre outras.
Campanhas de Educação e parcerias foram criadas por incentivo governamental, no intuito de amenizar o analfabetismo para fins políticos.
RESENHA
A principal causa do analfabetismo no Brasil está totalmente direcionada a desigualdade social, devido a isso jovens que moravam em zonas rurais não tinham acesso a escola nos locais em que moravam, e consequentemente eram excluídos do âmbito escolar, já os adultos, trabalhavam para os grandes proprietários de terra. No entanto, a Elite afirmava que para se fazer um trabalho braçal, não necessitava de estudo. Naquela época, era melhor capacitar os jovens e adultos para o trabalho nas industrias, no qual o conhecimento critico das pessoas não interferiam no poder e se tornavam uma sociedade dominada, onde tudo que se era imposto, era aceito, então cria-se a EJA para as pessoas que não tiveram que abandonar seus estudos por várias questões sociais, ou até mesmo trabalhar para sobreviver. A procura por essa modalidade básica são na maioria os adultos que estão ricos cognitivamente de culturas e conhecimentos de mundo no qual estão loucos para explorar novos conhecimentos e os jovens que estão a procura de seus primeiros empregos.
A EJA é de fatores de