Educação DE JOVENS E Adultos
A educação não formal é aquele que se aprende no decorrer da vida, que se aprende com o mundo, a partir dos processos de interação e principalmente em espaços de compartilhamento coletivo. Nessa forma de educação o professor é o outro, é a pessoa que convivemos. Os espaços educativos da educação não formal são informais, fora das escolas, em espaços grupais, construídos coletivamente onde há processos de interação intencionais nas ações, onde favoreçam a participação, a transmissão e a troca de conhecimentos.
A educação não formal forma as pessoas para o mundo e com o mundo. A intenção dessa educação é ampliar saberes sobre o mundo ao redor e as relações sociais cultivadas no mesmo. Os objetivos dessa educação se constroem na interação, no processo de construção desses, gerando essa educação.
A educação não-formal não é organizada por séries, idade ou conteúdo e ajuda na construção da identidade coletiva do grupo.
Essa modalidade de educação desenvolve consciência de como agir em grupos coletivos, reconstrução das compreensões de mundo, gradua o individuo para a vida, resgata o amor próprio e desenvolve a forma de interpretação de próprio mundo.
Algumas das metas da educação não formal são aprimorar o aprendizado das diferenças, a adaptação do grupo a diferentes culturas e a relação das regras éticas as condutas aceitadas na sociedade.
Segundo Gadotti (2005), a educação não formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. Seus programas, quando formulados, podem ter duração variável, a categoria espaço tão importante quanto a categoria tempo, pois o tempo de aprendizagem é flexível. A educação não formal é voltada para a formação do ser humano, como um todo, parte atuante no mundo. Em nenhum caso a educação não formal substitui a educação formal, pelo contrário a educação não formal funciona como um complemento a educação tradicional, atuando conjuntamente.
O que é Associativismo e qual será relação com os