Ética
Os valores morais
Para entender o que é o valor moral precisamos primeiro entender a categoria de importância. A importância é a característica que tem as coisas que nos circundam (sejam materiais ou imateriais) para motivar o nosso agir.
A ação é sempre motivada
A ação, que é exclusiva do homem-pessoa, tem essa característica fundamental de ser motivada. Não é o mesmo, por exemplo, clicar um link num site, o que causará necessariamente (se a internet for boa, é claro), a abertura de uma nova janela, do que perguntar a uma pessoa alguma coisa. Quando eu pergunto algo para alguém pressuponho que essa pessoa pode querer ou não responder. Ela pode, com efeito, optar por evadir a minha pergunta. A minha pergunta motiva, não causa necessariamente a resposta da pessoa a quem é dirigida.
Os níveis de importância
Do acima explicado se deduz que se algo motiva meu agir é porque possui alguma importância. Muitas vezes, no nosso dia dia, nos deparamos com a necessidade de escolher entre duas coisas. Um critério que costumamos usar, ainda que implicitamente, é precisamente o da importância. A importância das coisas não é homogênea. Algumas são mais importantes que outras. Vejamos então os três níveis fundamentais de importância.
A satisfação subjetiva
Um primeiro nível de importância é o da satisfação subjetiva. É a importância possuída por tudo aquilo que nos faz sentir bem, que é agradável. Por exemplo, uma torta alemã ou uma cerveja bem gelada, são para muitas pessoas fonte de satisfação subjetiva e, nesse sentido podem ser fortes motivadores do nosso agir. Uma pessoa, por exemplo, pode se desviar do caminho só para comprar um desses itens, chegando assim mais tarde em casa, depois de um longo dia no Rio de Janeiro.
Os bens objetivos para a pessoa
Os bens objetivos para a pessoa são todos aqueles que contribuem com a nossa felicidade (tema do segundo tópico). Estes bens muitas vezes trazem também uma satisfação objetiva, mas a sua maneira de