Educação de jovens e adultos
Micheli Daiani Hennicka (UFSM)
Joze Medianeira dos S. de A. Toniolo (UFSM)
CAPES (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa em andamento e faz parte de uma Dissertação de Mestrado em Educação cujo tema de pesquisa é a Educação de Jovens e Adultos. Busca-se, identificar as origens históricas e culturais, bem como os fundamentos epistemológicos da Educação de Adultos, tendo como referencial o autor Paulo Freire (1921-1987), um dos precursores da temática no Brasil. Esta pesquisa tem caráter teórico-bibliográfico inserida na perspectiva da educação intercultural. Estamos realizando um mapeamento histórico da modalidade de Educação de Adultos tendo como referência histórica e epistemológica a proposta de alfabetização de Freire. Após, faz-se a aproximação entre essas propostas e suas relações com a modalidade de EJA como hoje se apresenta. Na fase em que nos encontramos podemos afirmar que (1) mesmo tendo se passado várias décadas a educação de adultos ainda é uma área que carece de estudos e pesquisas epistemológicas; (2) algumas das dificuldades enfrentadas pelos educadores ainda permanecem intocadas e (3) algumas das deficiências da educação de adultos têm mais que ver com nossa formação em geral de educadores que com a especificidade da modalidade EJA.
Palavras-Chave: EJA. Intercultura. Paulo Freire.
Introdução
Todo o sistema educacional, como uma das partes que integram a sociedade, é influenciado pelas mudanças que nele ocorrem. Mesmo levando-se em conta que as sociedades estão sempre em processos de transformação, não se pode negar que em alguns momentos estas adquirem uma conotação mais intensa, mais radical ou até mesmo dramática.
Consideramos que a época atual se constitui em um destes momentos. Senão vejamos: em nenhum outro momento tivemos uma aceleração tão intensa dos processos de destruição
ecológica