Educação de jovens e adultos é um direito tão importante.
É tão valiosa que ela é uma condição prévia a muitas outras coisas de nossa sociedade: ler livros, entender cartazes, escrever cartas, sentar-se ao computador, votar com consciência, assinar o nome em registros, ler um manual de instruções e, se você for um poeta ou um músico, escrever e ler seus próprios versos e notas. Assim você estará participando também do mundo da cultura escrita.
Ao entrar em um curso de Educação de Jovens e Adultos, você não estará apenas sendo alfabetizado. Isto é muito pouco para o conteúdo do direito à educação. Além da alfabetização, você terá, ao longo de certo tempo, o acesso a vários conhecimentos que serão importantes para você conhecer o mundo em que vive e para poder agir sobre ele com consciência. Assim, você conhecerá conteúdos importantes de Matemática, pois só saber contar é pouco. Você saberá mais sobre a Geografia e a História do Brasil e do mundo. E poderá se expressar em sua língua materna com precisão também na escrita. E terão conhecimentos importantes próprios das Ciências que explicam as coisas materiais, as doenças, a fórmula de um remédio, a composição de uma bebida e o som de uma corda de viola.
É verdade que alguns colegas de vocês podem preferir estudar em casa, sozinhos ou com outros, tendo um curso a distância, por correio, rádio ou televisão. Sendo assim, caso queiram obter um certificado de conclusão, deverão prestar os chamados exames supletivos "abatendo" matéria por matéria. Não podemos fechar as possibilidades e as alternativas de as pessoas estudarem e prestarem exames oficiais. Mas quem estuda em um curso presencial e é avaliado durante toda a duração deste curso fará todo seu trajeto nesta escola e ela mesma poderá certificá-los. Mas atenção! Esta escola tem que ser autorizada e reconhecida pelos poderes públicos, em especial pelos Conselhos de Educação e pelas Secretarias de Educação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
GADOTTI, Moacir;