AS CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM EJA/ES NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPIXABA COM ESSA TEMÁTICA.
AS CONTRIBUIÇÕES DO FÓRUM EJA/ES NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPIXABA COM ESSA TEMÁTICA.
A realidade social, objetiva, que não existe por acaso, mas como produto da ação dos homens, também não se transforma por acaso. Se os homens são os produtores desta realidade e se esta, na “invasão da práxis”, se volta sobre eles e os condiciona. Transformar a realidade opressora é tarefa histórica, é tarefa dos homens. (FREIRE,1987 )
EUZARLA SILVA SANTOS
1. INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos, ao longo da história do país, evidencia o pouco empenho do Estado na articulação de políticas que garantem o direito de todos à educação pública e de qualidade. Nesse âmbito a luta atual pela EJA vai além da cobrança pelas responsabilidades do Estado, mas acontece, principalmente, para revalidá-la como um direito assegurado pela Constituição; Ainda que com pouca efetividade ao longo dos anos.
Na atualidade, esta luta tem como expressão os Fóruns de EJA em vários estados brasileiros. Estes se constituem como uma articulação de diversos atores que se propõe discutir temas como: alfabetização, formação de professores, qualificação profissional de jovens e adultos etc. Esta mobilização luta por políticas públicas para a EJA que efetivem o direito à educação independente da idade enunciada na Constituição.
Nesse sentido faremos um apanhado histórico das contribuições dos fóruns EJA espalhados pelo país, e enfatizaremos o movimento Fórum EJA/ES que desde que foi criado tornou-se um dos mais importantes meios de interlocução entre a sociedade capixaba e os pensamentos e movimentos em torno das políticas educacionais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos.
2. QUANDO E PORQUÊ SURGIRAM OS FÓRUNS DE EJA NOS DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS.
Embora a o direito à educação tenha sido assegurado na Constituição de 1988, a educação de jovens e adultos passou por inúmeras barreiras e conflitos. A partir da década de