educação colombiana
A Educação Colombiana possui duas estruturas: Educação Formal e Educação Informal.
A Educação Formal é composta pela educação infantil, Escola Primária, Escola Secundária, Educação Técnica e Ensino Superior.
O Sistema Educacional das escolas pública
O calendário Escolar é formado pela secretaria de educação pública colombiana. As aulas podem se estender entre os meses de fevereiro a novembro ou julho a agosto. Geralmente são dividas em turnos, com o objetivo de atender o quantitativo maior de crianças.
Pré Escola
Recebem crianças de 1 à 5 anos de idade e ficam sob cuidados das creches, pré escolas e casas comunitárias que são mantidas pelo ICBF – Instituto Colombiano de Bem Estar Familiar. O instituto tem como o objetivo trazer mães de comunidades pobres para tomarem conta dos seus filhos (as) e filhos(as) de outras mulheres que não tem condição de cuidar por que trabalham fora.
Educação Primária
A Educação Primária é obrigatória para alunos de 6 ~ 12 anos de idade e gratuita. O Ensino primário tem duração de 5 anos. Foi promovido a aprovação do decreto 230 de 2002 que indica a Instituição de Ensino que apenas 5% dos estudantes podem reprovar de ano e os demais 95% devem passar para a próxima série, não importando suas notas nas avaliações (APROVAÇÃO AUTOMÁTICA).
O decreto explica que o aluno não deve demorar mais de cinco anos do que o previsto, é um custo maior para o país sendo que existe o percentual de desistência escolar, ou seja, de não continuar os estudos.
Escola Secundária
A Educação Secundária é para alunos de 13~17 anos de idade e gratuita. O Ensino Secundário é dividido em Educação Básica ( 6° a 9° série ) e Educação Média Vocacional ( 10° a 11° série ). Sendo Educação Básica obrigatória e a Educação Média Vocacional optativa.
A Educação Média Vocacional está direcionada a estudantes que escolham de acordo com suas habilidades e preferências o que queira aprofundar os seus conhecimentos. São