Educação ambiental
A educação ambiental deve ser um assunto a ser inserido nas salas de aula ou até mesmo dentro de casa, desde muito cedo. Nas salas de aula o objetivo é aguçar a curiosidade das crianças incentivando-as como transformadores e cultivadores de opiniões.
Na educação infantil é possível observar que a curiosidade das crianças é impressionante. Inserindo assuntos como a preservação de florestas, de como proteger os animais, de como não jogar lixo nas ruas ou nos rios, elas desenvolvem um senso crítico e levam isso para dentro de suas casas.
E quando esse assunto chega dentro dos lares é que conseguimos perceber como a mensagem repassada para as crianças, pode fazer surgir um crescimento considerável de pais que começam a mudar o seu comportamento diante das ideias que os filhos estão trazendo da vida escolar.
As ferramentas necessárias para trabalhar com a educação ambiental infantil devem ser as que mais se aproximam das crianças. O educador dever utilizar da sensibilidade que é da natureza das crianças, utilizar informações de forma lúdica, incentivar a levar esse assunto tanto para os pais como para os colegas.
Para trabalhar de forma fácil, na educação ambiental infantil não é necessário cansar as crianças com muitos assuntos, saturando com ideias de difícil compreensão, temas básicos podem surtir efeitos satisfatórios, o necessário mesmo é que o educador tenha domínio das atividades e dos tópicos inseridos em sala de aula. Uma dica é desenvolver ações e atividades pedagógicas baseando-se nas premissas das três palavras principais da educação ambiental: reduzir, reutilizar e reciclar.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/50166/educacao-ambiental-para-criancas#ixzz314vDPKTk TEXTO 2
Como será o futuro de nosso planeta? Estamos preparados para ele? Isso dependerá do nosso grau de comprometimento e o de nosso filhos com as questões ambientais